As Bibliotecas Mais Lindas do Mundo - #1

6 de mai de 2016

 Eu nunca falo de livros aqui, mas é uma das minhas paixões. Desde criança eu amo ler livros, descobrir os novos lançamentos e tentar tirar alguma parte do meu dia pra ler algo novo. Paixão que adquiri dos meus pais.
Mas como toda menina que vive com a cabeça na lua, eu sempre sonhei em conhecer várias bibliotecas legais. Tipo essas que a gente imagina ou vê em filmes, quando o mocinho vê a mocinha na biblioteca e se apaixona. E o mais importante, aquela lista infinita de livros de tudo quando é canto desse mundo. E sem contar na beleza, acho que fiquei bem louca por bibliotecas logo depois que vi Matilda, amo a cena em que aquela garotinha anda entre aquelas prateleiras enormes e se diverte lendo aquela multidão de livros. Enfim, eu já sabia que existia várias bibliotecas maravilhosas e inspiradoras ao longo desse mundo. E hoje, decidi fazer um post mostrando as minhas favoritas, mas como são muitas, decidi dividir e aos poucos vou liberando aqui <3

Real Gabinete Português de Leitura - Rio de Janeiro

 
O prédio que abriga essa biblioteca maravilhosa foi construído entre 1880 e 1887 tendo o projeto assinado por Rafael da Silva e Castro, um arquiteto português que apostou no estilo arquitetônico neomanuelino, que alude ao gótico renascentista. Quem deu inicio a construção foi Dom Pedro II em 1880 e em 1887 a Princesa Isabel inaugurou o espaço junto com o seu marido, Gastão de Orleans, Conde d'Eu.
O Real Gabinete Português possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. São mais ou menos 350.000 volumes e em meio a tantos nomes, existem obras raríssimas como a edição "Prínceps" de "Os Lusiadas" de 1572 que pertenceu á " Companhia de Jesus"- O primeiro grupo de catequese que chegou no Brasil, por volta de 1549. Além disso, possui manuscritos autógrafos do " Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco e o " Dicionário da Língua Tupy", de Gonçalves Dias, além de centenas de cartas de escritores. Eu acho que ficaria meio doida nesse lugar. Já contei aqui, quando mostrei os cinco castelos mais lindos do mundo, que eu sou meio apaixonada com toda essa história de realeza, sabe? Quando fui no Rio de Janeiro, eu queria seguir todos os passos que a família real passou, mas não deu certo. Um dia eu volto, faço isso e ainda vou ir nessa biblioteca maravilhosa <3

Biblioteca de Admont - Áustria 

Essa coisa maravilhosa é a Biblioteca do Mosteiro de Admont, localizado na Áustria. É considerada a maior biblioteca monástica do mundo!
Ela é conhecida pela sua estrutura barroca, os detalhes bem pensados e mega admiráveis. O teto é adornado por afrescos - É uma técnica de pintura que é utilizada em gesso ou cal enquanto o seu esboço ainda está úmido. Feito por Bartolomeo Altomonte entre 1775 e 1776, as pinturas relatam o juízo final.
A Biblioteca é composta por mais 200.000 volumes. As obras mais valiosas são mais de 1.400 manuscritos ( o mais antigo é do século 8). E são 530 incunábulos, que são livros impressos antes de 1.500. Dá pra imaginar, é uma biblioteca cheia de relíquias e sem contar que é linda, olhem essas pilastras, as estantes, ai ai ai <3

Biblioteca do Trinity College -  Irlanda


Respirem fundo, porque é muita beleza para um só lugar. Para começar, ela é localizada no campus da Trinity College, uma universidade super renomada em Dublin que foi  fundada em 1592 pela Rainha Isabel I do Reino Unido. Recentemente, a biblioteca foi eleita a mais deslumbrante do mundo! Também, não é pra menos. 
É a maior biblioteca da Republica da Irlanda, com 4,5 milhões de livros e entre eles está a harpa mais antiga da Irlanda, o Livro de Kells - Um manuscrito ilustrado com motivos ornamentais. Ele é escrito em Latim e contem os quatro evangelhos do Novo Testamento, além de notas preliminares e explicativas com numerosas ilustrações e iluminuras coloridas.

O prédio mais famoso é o Old Library, onde pertence a sala principal chamada the long room, onde estão guardados um acervo da instituição com cerca de 200.000 títulos. No primeiro piso, cada fileira de livros é ilustrada com um busto de mármore de grandes nomes da filosofia, letras e outras áreas. Você pode encontrar Shakespeare, Aristóteles, John Locke e muitos outros <3 A Irlanda está entre no Top 5 de paises que quero conhecer, sem dúvidas o Trinity College é parada obrigatória.

George Peabody - Estados Unidos 

Baltimore é uma cidade que atrai muita gente nos Estados Unidos, devido ao seus baixos alugueis. Mas não é só de preço baixo que a cidade vive. Lá também tem uma biblioteca maravilhosa, a George Peabody. Ela foi inaugurada em 1878, no centro tem uma linda claraboia que divide os seis andares em duas partes. O acervo da biblioteca contém mais de 300.000 títulos e grande maioria foi impressa entre os séculos 18 e 20.
E se você é tão apaixonada por livros a ponto de sonhar em se casar em uma biblioteca, saiba que isso é possível! A ala principal  é alugada para festas ou cerimônia de casamento, pela estrutura e beleza admirável!

É impossível não se apaixonar por lugares assim, a estrutura, as colunas... são verdadeiros palácios que escondem diversas histórias. Bate aquela vontade de conhecer todas, nem que seja pra entrar em uma porta e sair na outra!

Hoje foram só quatro bibliotecas, vocês já conheciam alguma? Tem alguma que vocês já ouviram falar e se apaixonaram? Podem me contar!
Aguardem a segunda parte que vem mais biblioteca linda por aqui !
Um super beijo e fiquem com Deus <3


4 comentários:

  1. Ai meu coração *u* Eu como boa acadêmica de arquitetora PIRO ,SURTO, TENHO UM TRECO , vendo todas essas belezinhas. Temos estudado muito sobre essas construções em Historia da arte e ja vi algumas dela durante as aulas .
    Elas e todas historias por trás delas são incríveis ! Amei Lollinha <3
    Blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu ainda tenho esse sonho de conhecer alguém na biblioteca e nos apaixonarmos? hahahaa

    Livros são a minha grande paixão também e tô simplesmente sem palavras com essas bibliotecas! Quando eu for em alguma delas vão ter que me tirar de lá de dentro porque não vou mais querer sair haha

    Não fazia ideia que tinha uma tão incrível assim no Rio de Janeiro! Espero um dia poder conhecer. Aliás, espero poder conhecer todas, mas pelo menos essa é um pouco mais pertinho rs

    A Biblioteca de Admont parece algo vindo de um sonho né? *-*

    Gostei muito de conhecer essas bibliotecas e vou adora ver a segunda parte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou a maluca das bibliotecas, tanto que já tinha babado nessas fotos há algum tempo hahahah.
    A primeira que quero conhecer é a do Rio, por motivos óbvios (é mais fácil e barato hahaha).
    A da Áustria é perfeita *-*
    Você já viu que essa faculdade de Dublin tá oferecendo bolsas de estudo pra brasileiros? Já quero hahaha.
    E mano, como assim dá pra casar na última, dá licença que tô indo correndo intimar o boy hahahahah.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  4. Uau, que espetáculo! São lindas mesmo ♥ Amei!
    Beijos flor, fica com Deus!
    www.looksecuriosidades.com

    ResponderExcluir